1° EDIÇÃO JEJUM AÇÃO RECOMEÇO : Dia 1

Bem vindos / Instrução / Dia 0 / 1° Dia / 2° dia / 3° Dia / 4° Dia / 5° Dia / 6° Dia / 7° Dia/ Encerramento

Chegamos em nosso primeiro dia. E vamos começar com um desafio de leve. Sera?

Bom para alguns pode ate ser que seja fácil. Mas confesso que para mim não será. Porem é algo que precisamos lidar e dentro de nossas limitações vamos abraçar o proposito maior.

1° Dia

Exclua da dieta de hoje todo tipo de doce, guloseimas e produtos que contenham açúcar.

 

Entenda os motivos para esse jejum de hoje.

Durante as conversas com seus pacientes, o dr. Edson Stefanini, cardiologista no Sírio-Libanês, costuma lembrar sobre os perigos relacionados aos três “pós brancos”: a cocaína, o sal e o açúcar. O primeiro, na verdade, é uma droga ilícita que pode provocar hipertensão arterial, dependência e distúrbios psiquiátricos; o segundo também já é conhecido há muito tempo por seu poder de elevar a pressão nas artérias; e o terceiro “pó branco” passou, recentemente, a receber mais atenção em relação a seu impacto nas doenças cardiovasculares.

O açúcar, segundo explica o dr. Stefanini, pode ter efeitos indiretos na saúde cardíaca da população em geral, pois seu consumo em excesso tende a levar à obesidade, e impacto direto na vida daqueles que já têm hipertensão, dos que estão acima do peso e daqueles que têm diabetes ou algum problema no coração.

“Assim como o sal deve ser evitado pelos indivíduos com pressão alta, o açúcar deve ser consumido com restrição por todos os cardiopatas ou portadores de fatores de risco relacionados à saúde do coração”, enfatiza o cardiologista.

Também são considerados fatores de risco para as cardiopatias: o histórico familiar de doenças do coração, o colesterol alto, o sedentarismo e o tabagismo.

Nos Estados Unidos, onde uma em cada três pessoas é obesa, iniciativas como a do médico Robert Lustig, da Universidade da Califórnia, propõem leis restritivas de consumo de açúcar semelhantes às existentes para o álcool e o tabaco. A ideia visa limitar o acesso das crianças a produtos açucarados, como os doces e os refrigerantes.

Para o dr. Stefanini, embora mereça cuidado, o açúcar não deve ser considerado um vilão da saúde. “O açúcar é uma importante fonte de energia. Quando consumido com cautela, não faz mal”, afirma.

O médico pede atenção, porém, para o consumo do açúcar “não livre”, ou seja, aquele que não está explicitamente representado pelo pó branco. Massas, pães e bolos, em geral, são muito ricos em açúcar. (Veja mais na tabela ao lado.)

As novas diretrizes alimentares da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgadas em 2014, recomendam que apenas 5% do total de calorias consumidas ao longo do dia venham do açúcar. Essa quantidade equivale a 25 gramas de açúcar por dia, cerca de cinco colheres de chá, ou o montante de 100 calorias dentro de uma dieta-padrão de 2 mil calorias.

Além do açúcar em pó branco (açúcar de cozinha), essa recomendação da OMS abrange todos os tipos de açúcar (sacarose, glicose e frutose) vindos de alimentos como mel, sucos e polpa de frutas ou adicionados a produtos industrializados. Por exemplo, 50 gramas de mel contêm em média 41 gramas de açúcar, o que já equivale a mais que o recomendado por dia pela OMS. Por isso, é importante sempre estar atento à quantidade de açúcar e de calorias nos produtos a serem consumidos.

Essa nova quantidade de açúcar recomendada pela OMS (25 gramas) é metade do que o órgão sugeria há dez anos, quando foi publicada sua última diretriz sobre o tema. A proposta tem por objetivo intensificar a luta contra a obesidade e doenças dentárias em todo o mundo.

No Brasil, a OMS estima que o consumo médio de açúcar seja 50% maior do que deveria, ou seja, 37,5g por dia por brasileiro.

Não parece, mas têm açúcar

Hambúrguer – Durante a produção industrial, geralmente adiciona-se xarope de milho e o melaço desidratado, duas formas diferentes de açúcar.

Granola – A mistura de frutas secas, grãos e sementes muitas vezes é acrescida de açúcar refinado, o que pode agradar o paladar, mas prejudicar a dieta.

Ketchup – Quase a metade das calorias deste alimento vem do açúcar que contém.

Caldo de carne – Temperos prontos como os caldos de carne, em sua grande maioria, contêm açúcar.

 

Faça o seu melhor!!!

Acredite em você. Vamos recomeçar!!!

The following two tabs change content below.
Natã Campos
Sou Aprendiz de Liberdade e busco ser melhor pai, melhor marido, melhor amigo, melhor profissional e te desafio a buscar a melhor versão de si mesmo todos os dias. Amante da musica e sempre em busca de conhecimento que agregue valor. Palestrante e Empreendedor Digital apresentando soluções para Mídias Sociais.

Comente com Seu Facebook

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: