Culpa ou Responsabilidade

Vamos falar um pouco sobre o Doutor Estranho,  super-herói do universo Marvel.

Steven Stronger, Inteligente, arrogante, neurocirurgião, habilidoso com uma mente brilhante, descrente. Sofre por ser imprudente fraturas nas mãos perdendo o movimento após o acidente.


Nesse cenário um homem outrora rogante, confiante no seu talento onde ele precisava das suas mãos para poder trabalhar. Porque ele acreditava que as suas mãos eram a sua principal ferramenta de trabalho.

Mas eu vou me ater aqui a questão da ferramenta de trabalho Doutor Steven que apesar dele ser uma pessoa arrogante, após perder os movimentos das suas mãos entrando em desespero mas sem desistir, ele gasta toda sua fortuna buscando uma solução e parte em busca da cura das suas mãos.

E quantas vezes nós entramos em desespero em meio a grandes perdas. Confiamos em pessoas próximas e elas simplesmente vão embora nos deixando para trás todo lixo emocional como se a culpa fosse apenas nossa do relacionamento não ter dado certo.

É comum algumas pessoas perder a orientação em meio às crises e ficam se questionando  o que fez de errado ou o que poderia fazer de diferente para que aquilo não acontecesse.

Infelizmente depois do acontecimento nada pode ser feito. E é necessário recomeçar olhando para si mesmo e identificar os seus próprios erros.

Quando perdemos aquilo que julgamos importante nos resta duas opções: Culpa ou Responsabilidade

Sentir Culpa e entrar no estado depressivo, que é um caminho onde desistimos de tudo e nos entregamos na dor da perda, nos isolando de tudo e todos, muitas das vezes sentindo pena de nós mesmo jogando a culpa sempre em quem partiu.

Ou podemos assumir a responsabilidade do que houve, identificando nossos erros, e indo atrás da melhor solução para nós.

Aceitar a consequência de nossos erros é o começo de uma reabilitação necessária para continuar a viver. Não importa se você foi inconsequente  e por isso perdeu algo. Mas importa de verdade o que você fará daqui para frente.

Uma perda significa apesar de dolorosa e muitas das vezes limitantes pode ser uma oportunidade para se redescobrir e encontrar novos sonhos e objetivos. Isso vale para tudo na vida, seja trabalho, seja relacionamento, seja amizades, seja qualquer tipo de adversidade que você esteja enfrentando.

Lidar com a perda de hoje é importante para que consiga assumir a responsabilidade amanhã.

“Esqueça tudo que na vida aprendeu”

Use esse momento de perda para se recriar. Para se reinventar. Para voltar a sonhar. Para voltar a se planejar e lutar para conquistar os seus sonhos.

Reconhecer os seus erro o fará trilhar um caminho mais seguro quando agir com responsabilidade.

Costumamos olhar o mundo através de uma fechadura. Nos esquecendo que podemos abrir a porta e ver tudo com mais clareza tomando consciência do que realmente somos e o que realmente queremos.

Faça da sua existência a sua maior armadura, agradecendo pelas perdas do passado se permitindo a viver as coisas novas que a vida te oferece.

Se permitindo ser uma versão melhor de você mesmo, sem precisar se esconder.

The following two tabs change content below.
Natã Campos
Sou Aprendiz de Liberdade e busco ser melhor pai, melhor marido, melhor amigo, melhor profissional e te desafio a buscar a melhor versão de si mesmo todos os dias. Amante da musica e sempre em busca de conhecimento que agregue valor. Palestrante e Empreendedor Digital apresentando soluções para Mídias Sociais.

Comente com Seu Facebook

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: