Dicas: Como ter a obediência dos seus filhos

Vamos mostrar algumas dicas de como ter a obediência dos seus filhos sem ter a necessidade de gritos, agressões e castigos.

Métodos esses que não surtem resultados não é verdade? Que somente geram mais estresse

Os filhos não devem ser motivos de conflitos dentro da sua família.

É importante notar que a forma que as crianças são tratados pelos irá refletir na vida deles quando adultos. Refletindo inclusive em seus relacionamentos e ate mesmo em suas vidas financeiras. Isso porque eles tem o seus pais como autoridade. De alguma a criança pega aquilo que ouve dos seus pais e torna isso uma verdade trazendo consigo para toda a vida aquele padrão de comportamento que ela mesmo não aprova.

Quando o seu filho não age da forma que você gostaria o sentimento que gera em você é raiva. E é por isso que gritamos e perdemos a paciência. Diante desse necessário é comum vir em sua mente os pensamentos “não sou boa o bastante”, “não sou respeitada”, “eu não sou valorizada”

Você aprendeu com seus pais a lição de que se não fizer o que eles querem, você sera castigada e justamente esse comportamento que você deve estar reproduzindo com seus filhos ate mesmo com seus parceiros.

COMO VOCÊ PODE MUDAR PARA TER A OBEDIÊNCIA DO SEU FILHO?

1° Dica: Clareza comportamental

É importante você ter clareza do comportamento que espera do seu filho. Por exemplo se você se irrita por ele ser mal educado. Qual é oposto desse comportamento? Talvez seja gentil, conversar com as pessoas cumprimentar. Então aprenda a elogiar os pequenos gestos que ele tem nesse sentido e mostre isso para ele.

Muitos pais sabem exatamente o que não querem do filho, mas não tem clareza do que querem para ele. Mas quando não tem esse olhar você ficará focado sempre naquele comportamento que você não que ele faça, não quer ele seja.

Ou seja o seu radar vai estar sempre atento quando ele se comporta do jeito errado, que você não quer que ele faça. E quando você nota o que ele faz de errado é exatamente isso que estará reforçando no comportamento do seu filho.

2° Dica: Extinção

Não de atenção ao comportamento que acha ser errado, que você não quer.

Quando você quer apagar o fogo, precisamos retirar o oxigênio por exemplo, que é o que alimenta o fogo.

Extinção não significa apenas ignorar o comportamento indesejado, significa que ao mesmo tempo que você não da valor a esse comportamento, você passa a observar e a elogiar os pequenos gestos positivos que ele tem indo ao sentido oposto.

3° Dica: Atitudes transformadoras

Significa que alem de observar as atitudes positivas do seu filho, você também usa palavras transformadoras.

Quando você era criança, o que era mais importante receber dos seus pais? Um presente ou um abraço e um elogio?

A maior recompensa que uma criança pode ter é saber que seus pais o amam e se orgulham das atitudes que ele tem.

Então observar as atitudes positivas do seu filho e dizer claramente o que você sente com aquela atitude faz você sair do ciclo erro/punição para ciclo acerto/elogio

4° Dica: Passos construtivos

Quando voce vai fazer, acerta da primeira vez? Normalmente não. E uma criança é muito mais natural errar nesse processo. 

Lembra quando seu filho aprendia a andar, aprendia a falar, cada pequeno passo, cada pequena voce, voce sorria, voce batia palmas, voce elogiava.

É exatamente esse mecanismo que se perdeu que vale a pena resgatar para ajudar o seu filho nesse momento de mudança de comportamento.

Habitue-se a dizer “Você foi ótimo nisso e sera incrível quando você fizer isso e mais aquilo”. Onde o aquilo é aquele comportamento atitude que ele ainda não desenvolveu mas você esta incentivando para que ele observe isso.

É muito importante nessa hora evitar as criticas e o uso da palavra mas. Por exemplo: ” Você foi muito bem nisso mas… “

Nesse momento você anula todo progresso que ele fez.

Lembre-se que filhos com futuro brilhante depende de pais que tomem decisões inteligentes agora. E a decisão inteligente é não criar um filho comum. Para isso é importante  que você escolha fazer a mudança você mesmo nesse exato momento

Fonte de pesquisa: Dr  Yoshio Kadomoto

The following two tabs change content below.
Natã Campos
Sou Aprendiz de Liberdade e busco ser melhor pai, melhor marido, melhor amigo, melhor profissional e te desafio a buscar a melhor versão de si mesmo todos os dias. Amante da musica e sempre em busca de conhecimento que agregue valor. Palestrante e Empreendedor Digital apresentando soluções para Mídias Sociais.

Comente com Seu Facebook

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: