Expectativas x Realidade

As pessoas respondem as suas expectativas, não a realidade em si.

Cada um tem uma experiencia de vida onde aprendem de formas diferentes como viver ou deixar de viver.

Duas pessoas são indivíduos totalmente diferente que nasceram, cresceram, e aprenderam em mundos diferentes. E por mais que tivessem tido as mesmas experiencias, nas mesmas proporções cada um teria a sua expectativa com relação a realidade.

O objetivo de todo relacionamento é vivem em harmonia, seja ele amoroso, comercial ou não. O ideal é que busquemos viver em harmonia e com base nessa busca precisamos entender que cada um tem o seu ponto de vista.

Cada um tem sua expectativa com relação a realidade em si.

Você pode ter medo de ser demitido mas outra pessoa pode encontrar na demissão a oportunidade de revolucionar a sua vida financeira.

Algumas pessoas tem medo de assumir publicamente relacionamentos enquanto outras por sua vez fazem questão de dizer ao mundo o amor que esta vivendo.

Quem esta certo nessa historia?

Os dois estão… em todos os sentidos possíveis,todos estão corretos em suas verdades, porque foi assim que cada um aprendeu com as pessoas que passaram em sua vida.

É comum criarmos expectativas e exigirmos que a outra pessoa faça exatamente aquilo que gostaria. Isso sim é prejudicial porque a expectativa é de quem a criou e não se pode pedir para a outra pessoa fazer aquilo que você quer.

No ambiente de trabalho é comum sermos contratados para exercer determinadas funções. Por exemplo: Fui contratado pela TAM para gerenciar a logística das malas dos passageiros. Então cabe a mim atender essa expectativa que aceitei quando fui contratado. E se não atender a expectativa serei trocado por alguém que a atenda e vá muito alem. No mundo comercial de hoje se eu fizer somente aquilo que fui contratado mesmo que atenda as expectativas serei demitido.

Mas no relacionamento interpessoal isso não ocorre de forma tão simples. Quando começamos uma nova amizade é tudo muito fantástico não é?

A pessoa é a melhor companhia, tem os melhores papos, saímos juntos e fazemos coisas bem legais. Porem, com o tempo é comum cada um criar a sua expectativa com relação a essa amizade.

Eu posso querer que ele ou ela me chame nas redes sociais todo dia só para jogar papo fora, porque eu gosto de conversar. Mas, talvez a outra pessoa não faça isso da forma que eu gostaria me deixando muito chateado.

De quem é a culpa? Minha por ter criado a expectativa de que a outra pessoa fale comigo todos os dias. Ou da pessoa que não sabe dessa minha vontade de conversar e não me chama?

Perceba, que nessa situação eu fiquei chateado sozinho. A outra pessoa nem sabe que eu estou magoadinho com ela.

E aqui esta o nosso erro quando criamos expectativas.

Nos começamos a idealizar coisas em nossa mente e queremos que a outra parte faça aquilo que imaginamos sem ao menos ter conhecimento. Chegaria a ser hilario se não fosse trágico. E nisso começamos a perder pessoas em nossa vida que poderiam agregar muito valor por falta de comunicação.

O primeiro passo para um relacionamento saudável é não criar expectativa. E se perceber que sua mente esta criando alguma coisa, chame a pessoa e converse. Abra seu coração sem esconder nada. Lembrando que cada um tem a sua verdade. E por isso cada um pode tomar uma decisão diferente para a mesma situação.

Entre um conversa e outra, as coisas vão se acertando.

Vamos entender melhor a situação:

O que é expectativa?

No caso de incerteza, expectativa é o que é considerado o mais provável de acontecer. Uma expectativa, que é uma crença centrada no futuro, pode ou não ser realista. Um resultado menos vantajoso dá origem à emoção da decepção.

fonte: Wikipédia

O que é realidade?

Realidade significa em uso comum “tudo o que existe”. Em seu sentido mais livre, o termo inclui tudo o que é, seja ou não perceptível, acessível ou entendido pela filosofia, ciência ou qualquer outro sistema de análise.

fonte: Wikipédia

O problema de criarmos expectativas é que quando ela não é atendida ficamos decepcionadas. E infelizmente a culpa é de quem criou a expectativa. Não se pode terceirizar isso. É necessário aceitar a culpa de ter criado uma expectativa ou a responsabilidade de tomar a decisão que possa fazer com a harmonia seja mantida.

Mas, eu tenho um objetivo para o relacionamento. E já conversei varias vezes sobre o que espero dele(a) a expectativa já foi transmitida mas não foi atendida.  Bom… nesse caso a culpa continua sendo sua por ter criado a expectativa, mesmo que tenha informado a outra parte sobre o que você espera do relacionamento, ela também deve ter algo que espera desse relacionamento. Mas, como no exemplo acima, onde se eu não atender a expectativa serei demitido, cabe a cada um decidir por si só se vale a pena esperar o tempo da outra pessoa em se adaptar  sua expectativa e vice versa. A decisão é ambos. Não se pode cobrar nada de ninguém. Você deve apenas conversar sobre o que espera e ir puxando os cordéis para que as coisas ocorram da melhor forma possível. Ficar parado não irá resolver nada.

Mas desistir do relacionamento porque a expectativa não foi atendida seria a melhor solução? Essa resposta é você quem tem que dar.

The following two tabs change content below.
Natã Campos
Sou Aprendiz de Liberdade e busco ser melhor pai, melhor marido, melhor amigo, melhor profissional e te desafio a buscar a melhor versão de si mesmo todos os dias. Amante da musica e sempre em busca de conhecimento que agregue valor. Palestrante e Empreendedor Digital apresentando soluções para Mídias Sociais.

Comente com Seu Facebook

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: