Você se conhece?

Na correria do dia a dia, a todo momento nos deparamos com escolhas que devemos tomar. E na maioria fazemos essas escolhas de modo automático sem levar em conta que outras opções são melhores a um prazo mais longo.

Por sermos imediatistas e não sabermos exatamente o que queremos de fato, acabamos perdendo um tempo tomando o caminho errado.

Vamos pensar um pouco sobre onde você gostaria de estar daqui a 50 anos?

Talvez queira estar aposentado com sua casa na praia ou no campo para relaxar aos fins de semana…

 

Mas e daqui a 40 anos? Onde quer estar?

Encerrando a carreira talvez… que fora construída com muito empenho…

Daqui 30, 20, 10 anos… onde você quer estar?

As suas decisões tomadas ate hoje foram porque?

Você tinha outra opção ou você não sabia que poderia escolher melhor?

Tudo bem se não sabe a resposta agora.. daqui uns anos saberá… e não tem nada errado nisso…

Tenho certeza que você tomou a melhor decisão possível…

Mas se você hoje com seus talvez 30, 40 ou 50 anos de idade pudesse voltar no passado com a mentalidade que tem hoje… você mudaria alguma coisa?

Provavelmente sim… porque hoje você se conhece melhor em relação a época em que tinha seus 15 ou 20 anos.

Quando não temos um autoconhecimento apropriado é como se estivéssemos na estrada com uma neblina muito densa.

Não conseguimos enxergar alem de alguns metros e sempre tomamos medidas corretivas e nunca preventivas. Ou seja, nossas ações são somente reações de como as pessoas que nos cercam nos tratam. Seja no trabalho, na escola, faculdade ou ate mesmo com os familiares não passamos de reagentes.

Por não termos um controle sobre nossas emoções e não conseguirmos entender que a estrada tem suas curvas e seus perigos acabamos sempre tomando a escolha mais imediatista.

Escolhas essas que muitas das vezes nos fazem entrar em um problema ainda maior.

Mas com o passar do tempo, vamos amadurecendo ou espera-se que nossa mente amadureça. Que infelizmente não são todos que conseguem aprender com seus erros e continuam sempre reclamando das mesmas coisas. Não percebendo que esta apenas colhendo o que anda plantando.

Quando tomando consciência de que nos somos responsáveis pelo que realmente sentimos em relação as pessoas e não o contrario passamos a observar que a estrada mais ficando mais limpa. Mesmo que ela pareça como uma estrada com muita chuva, ela ainda assim terá uma visibilidade muito melhor de antes, quando não conseguíamos entender o porque reagimos daquela forma.

Autoconhecimento não vem de Narnia. Você precisa correr atras de si mesmo e buscar entender porque você se sente dessa forma. Somente apos conseguir entender seus próprios cordéis é que poderá mudar com facilidade a visibilidade dessa estrada chamada vida.

Conhecer a si mesmo é acima de tudo respeitar seus próprios limites compreendendo que algumas coisas podem ser pesadas demais hoje, e que você não precisa realmente lidar com isso agora. Ha um momento para tudo debaixo do céu.

E hoje é o momento de olhar para você mesmo e entender que precisa se tratar com mais carinho. Entender que as vezes fugir de uma briga estará te causando uma dor psicossomática muito maior em poucos dias.

Mas isso não quer dizer que você deva reclamar de tudo. Na  verdade é justamente o oposto.

Você precisa agradecer pelas lições aprendidas hoje e repensar que se sua vida hoje esta bem de fato. E isso só é possível entendendo quem você realmente é…

 

Quem sou eu?

Porque gosto de algumas coisas e de outras não?

Porque prefiro ver filmes ou invés de ir em festas?

Porque não como carne?

Porque eu reclamo de tudo?

Ou porque eu fico sempre calado?

E por ai vai… entender algumas decisões que você toma com frequência vai te ajudar a se autoconhecer e poder dizer quem você realmente é…

 

Somente com esse conhecimento de si mesmo é que você começará a ver o sol brilhando na estrada da vida que esta trilhando…

E com isso poder tomar escolhas ainda melhores para você.

Seja uma versão melhor de você mesmo. Invista em você.

 

Você realmente se conhece?

The following two tabs change content below.
Natã Campos
Sou Aprendiz de Liberdade e busco ser melhor pai, melhor marido, melhor amigo, melhor profissional e te desafio a buscar a melhor versão de si mesmo todos os dias. Amante da musica e sempre em busca de conhecimento que agregue valor. Empreendedor Digital, Palestrante e Psicoterapeuta.

Comente com Seu Facebook

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: