Seja cortês com todos, sociável com muitos, íntimo de poucos, amigo de um e inimigo de nenhum.

Havia uma criança que se irritava com tudo com muita facilidade, até mesmo os pais eram alvos das suas ferpas gratuitas. Até que um dia, o pai chamou a criança para consertar um móvel da casa, e no meio da manutenção, deu a criança uma tábua nova e alguns pregos e disse para que toda vez que sentir raiva, fosse até a tábua e pregasse um prego. E assim aconteceu, em questões de minutos de podia ouvir as marteladas no quintal da casa. Até que no final do dia a criança frustada chama o pai e diz que os pregos acabaram.

O pai pacientemente, vai até a tábua vê vários pregos mal pregados, alguns tortos, outros já caídos no chão, também observou as vezes que errou o prego e acertou somente a madeira, e foram muitas vezes que o martelo errou o prego e deixou sua marca na madeira.

Após alguns instantes contemplando silenciosamente a cena, o pai olha para criança e diz com voz suave:

Passados alguns minutos, a criança, conscientemente havia removido todos os pregos e satisfeito consigo mesmo chamou o pai novamente:
– Olha, papai já tirei todos os pregos. Disse com sorriso no rosto.

O pai observa a madeira que até poucas horas estava sem nenhuma marca, e agora está cheia de furos, marcas dos pregos e das marteladas e até mesmo com marcas do chão de onde ficava apoiado para receber as marteladas. E olhando para a criança diz, com tom de sussurro:
– Observe as marcas que você causou em seu momento de raiva, de ciúmes, de preguiça, de rancor… Em todos os momentos em que você se sentiu ofendido e revidou. Agora, imagine que essa tábua seja a que você mais ama. Não importa se ela perto ou está em outro lugar. Talvez esteja em sua lembrança nesse momento. E é exatamente essa pessoa que recebe todas as marteladas que você dá quando algo não está do jeito que deseja ou ordena. E agora, ela ficará para sempre marcada, ferida… Mas, você ainda pode utilizar essa madeira. Pense, como você, inconsciente, feriu, magoou, maltratou essa pessoa. E hoje, ela talvez precise que você retire os pregos que você mesmo pregou e que com uma lixa, uma serragem, cola e um verniz você conseguirá deixa com uma aparência melhor que está hoje. Mas, sabemos que as marcas sempre estarão lá. Então, minha criança, te peço que antes de voltar a distribuir sua frustração para o mundo, lembre-se de que o mundo não fez nada para você. E que toda essa raiva, essa tristeza, essa angústia é apenas sua. Perceba isso conscientemente e terá encontrado o Gran Graal da paz.

Lembre-se…
Eu vejo você

Faz sentido para você?

Eu sou Natã Oliver
Até a próxima

Compartilhe esse texto com quem você ama.

Quer receber no seu WhatsApp?

É simples. Se cadastre grátis no site e salve meu contato.

https://novancora.com.br/quero-receber-centelha/

The following two tabs change content below.
Sou Aprendiz de Liberdade e busco ser melhor pai, melhor marido, melhor amigo, melhor profissional e te desafio a buscar a melhor versão de si mesmo todos os dias. Amante da musica e sempre em busca de conhecimento que agregue valor. Practitioner em PNL, Empreendedor Digital, Palestrante e Psicoterapeuta.

Comente com Seu Facebook

Deixe uma resposta