Mas

Você já tentou ajudar alguém que a cada solução que você apresentasse, recebeu um “mas isso”, “mas aquilo”? E não importe quantas soluções você encontre, aparentemente os “mas” não tem fim.

Como ajudar alguém que tem uma coleção infinita de “mas” em sua vida?

Simples… não é possível.

Algumas doenças podem ter um tratamento leve, indo aos poucos, com a finalidade de minimizar as mudanças. Porem isso leva tempo e muita energia. É uma estrategia interessante quando o fator tempo não é importante. E aqui esta talvez o primeiro cordel que deve ser analisado – O TEMPO.

Se o tempo não for importante e você puder esperar 6 meses, 2 anos ou mais. Ótimo, siga o caminho mais demorado que não ha problema algum. Afinal a nossa vida tem um tempo correndo e não sabemos quando ela irá terminar. E algumas pessoas realmente não tem pressa para resolver os seus problemas. Parecem ate que preferem sofrer algo ruim.

Se você é uma dessas pessoas provavelmente deve estar dizendo, MAS, você não sabe nada sobre mim, MAS, você não entende como é minha vida, MAS, você não sabe como é difícil lidar com isso, MAS, para quem esta de fora é fácil opinar, MAS, isso, MASSSSSSSSS, aquilo, MAS, MAS, MASSSSSSSSSSSSSSSSSS, e não importa quantas possíveis soluções sejam entregue, sempre surgirá um novo MAS para rebater.

Isso acontece porque por algumas razões. Nosso cérebro é uma maquina fantástica, no post VOCÊ JÁ RECONQUISTOU HOJE? eu falo algumas das ferramentas que o cérebro usa para poupar energia.

É necessário entender que o nosso cérebro potencializa as suas funções com base naquilo que você pensa. Se você acreditar que É depressivo, seu cérebro irá entender a mensagem como sendo absoluta e vai desistir de mudar o quadro. Após isso as ondas depressivas serão cada vez maiores. E não importa quantas pessoas diferentes entre na sua vida, os MAS continuarão surgindo porque seu cérebro esta estagnado. E sair dessa inercia da muito trabalho e demanda muita energia, por isso que o seu cérebro cria tantos MAS. É uma simples relação de custo e beneficio. Em algum momento você passou a mensagem absoluta de que é depressivo, por exemplo. Então seu cérebro entende que esse quadro não vai mudar. E qualquer ação para tirar você da estagnação sera resolvido com um MAS. Isso porque ele entende que é melhor continuar assim, em inercia, do que tentar e em alguns dias voltar ao quadro anterior.

Entendido ate aqui vou usar uma piscina para exemplificar como isso funciona na pratica.

A piscina para estar liberada ao uso precisa de alguns cuidados básicos, cloração e PH da água são alguns deles. Cuidados que geralmente as pessoas não costumam notar. Cuidar de uma piscina não é somente tirar as folhas da água, isso qualquer criança de 5 anos consegue fazer.

Antes de entrar na piscina é necessário usar alguns produtos para deixar o PH da água em nível aceitável. E aplicar cloro dentro das proporções correta. Tendo esses dois índices dentro do aceitável o uso é liberado.

Apos o uso é necessário medir novamente o PH e a cloração para saber o quanto de produto que devera ser utilizado para deixar a piscina pronta para o uso no dia seguinte. Essa manutenção deve ser feito diariamente.  Se passar um ou dois dias sem realizar a manutenção diária a água vai ficando turva, com cloração baixa, PH elevado ou alto dependendo do clima, ficando improprio para o uso.

Na manutenção diária é usado poucos recursos, deve-se ter um cuidado é claro. Mas se falhar um dia de vez em quando você consegue colocar a piscina em uso sem grandes problemas no dia seguinte.

Imagine a nossa mente sendo a água da piscina, após um dia de trabalho desgastante precisando de repouso. Você tira um momento de lazer, lê um livro, assiste um filme, faz algo que te deixa bem. Ou esta com pessoas que te deixam muito bem. Como filhos, marido, esposa, amigos ou ate mesmo a sua sogra. Se ela te deixa bem, que mal tem, não é verdade?

Após um ciclo desgastante é necessário ter um período de recuperação. Nesse período você precisa tratar tudo aquilo que te atacou. Se o PH da água desceu, é necessário tomar as medidas para ele subir. Se de repente ele subiu é necessário tomar cuidado para ele descer. A cloração da água cai durante o dia. Ela só vai subir quando  for feita a manutenção diária.

Da mesma forma nossa mente sofre durante um determinado ciclo. E precisamos cuidar dela. E se não tivemos o devido cuidado, a mente vai saturar. E você irá perceber que esta ficando irritado com mais facilidade. Esta chorando mais. Ate sentindo mais ciumes do que deveria.

E como a Lei Murphy é real, quando algo da errado em nossa vida, sempre surge algo muito maior para dar mais errado ainda.

Lei de Murphy: Se alguma coisa pode dar errado, dará. E mais, dará errado da pior maneira, no pior momento e de modo que cause o maior dano possível.

Nesses momentos quando deixamos a piscina ( nossa mente ) sem cuidado devido sempre surge uma chuva muito forte. Essa chuva faz a piscina transbordar, avançando suas águas para o jardim. Derrubando uma infinidade de folhas dentro dela, baixado o PH, zerando a cloração, deixando a água turva. Dando a impressão de quem vem de longe que ali é um gramado e não uma piscina. Quando a chuva passa e imaginamos que o estrago já foi grande o suficiente e chegamos nela para iniciar o tratamento. A primeira coisa que fazemos é descartar a água excedente. Isso mesmo precisamos jogar fora toda aquela água que transbordou antes que ela atinja outras estruturas na redondeza e gere mais estrago.

Nesse processo de descartar a água ocorre algo desastroso mas inevitável. Toda aquela água que avançou no jardim volta agora para a piscina carregando terra, folhas, e mais sujeiras para dentro dela. Mas não se preocupe isso é necessário e faz parte do processo de limpeza.

Depois que o nível da água esta normalizado, retiramos as sujeiras superficiais que conseguimos para depois aplicar o produto para estabilizar o PH da água, para somente após isso fazer a Manutenção de Choque na piscina.

Nesse momento as coisas serão mais tensas. Para a piscina ( mente) por ela recebera uma carga de cloro muito alto. Sendo necessário para que a água volte ao nível aceitável.

Se você usa 300 gramas de cloro para a fazer manutenção diária, precisará de uma dose ate 10 vezes mais forte dependendo do estado que a água estiver.

Nesse estagio, onde a água da piscina esta saturada,  custo da manutenção de choque é muito caro. Mas necessário, afinal se você tem uma piscina é para usufruir, correto?

Se você sente que o cansado emocional bateu, e que não sente alegria no seu relacionamento, no seu trabalho, na sua família. Isso significa que a sua mente esta saturada e precisa de um tratamento de choque. As palavras bonitas não irão te ajudar a sair da inercia.

Se mesmo assim, após perceber que você precisa de ajuda e continuar recusando. Sinto muito lhe informar, mas você esta causando a sua própria dor. E tudo de ruim que acontecer com você é sua responsabilidade.

Não espere que as pessoas tenha pena de você. Não espere que as pessoas te pegue pelo colo. Não espere que alguém vá na sua casa e te diga que a vida sera difícil. Não espere…

Esperar é perca de tempo. É necessário agir. E deve agir agora. Cada segundo parado representa uma hora a mais de tratamento intensivo que devera ter.

Você precisa mudar a sua mentalidade de “estou depressivo” para ” como vou sair disso?”

E ai… você sabe a resposta? Tenho certeza que sim. Porem, se houver alguma duvida de por onde começar. Comece retirando os MAS da sua vida que o resto sera consequência.

Infelizmente é muita informação para um único post. Mas acredito que esse pode ser um marco na sua vida. Basta você excluir o MAS.

 

Valorize-se. Alegre-se. Levante-se.

 

Sem MAS…

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

The following two tabs change content below.
Natã Campos
Sou Aprendiz de Liberdade e busco ser melhor pai, melhor marido, melhor amigo, melhor profissional e te desafio a buscar a melhor versão de si mesmo todos os dias. Amante da musica e sempre em busca de conhecimento que agregue valor. Practitioner em PNL, Empreendedor Digital, Palestrante e Psicoterapeuta.

Comente com Seu Facebook

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: